Login   Senha  
                   
 
     
     
  Home | O Bioma Pampa » Fauna e flora  
  A fauna e flora do Bioma Pampa  
 
Foto: Raoni Gonçalves Lopes A fauna e flora do Bioma
O Pampa é a única grande área natural restrita a um único estado brasileiro: o Rio Grande do Sul. 
Ele avança para o Uruguai e a Argentina, é exclusivo do sul da América do Sul e ocupa pouco mais de dois por cento do território nacional, de acordo com o Mapa de Biomas do Brasil, do IBGE. 

O Pampa inclui outros ecossistemas, além do campo propriamente dito. Os Banhados, áreas alagadas,  são protegidas por lei em razão de serem fundamentais para a reprodução da vida e para a regulagem dos ciclos da água. As Matas Ciliares ou de Galeria, que acompanham o curso dos rios e servem de refúgio para a fauna.

Durante muitas décadas, não houve estudos nos Pampas gaúchos. Eles priorizavam estudos nas florestas e com estes estudos recentes se descobriu que além da fauna típica do Pampa, como a Ema, o Ratão do banhado, a Capivara, se descobriu uma série de animais que não se tinha notícia antes, como Papa Mosca do Campo e a Curruíra do Campo. Estudos recentes descobriram uma espécie de Tuco Tuco que não era conhecida da Ciência ainda. Estes estudos são necessários para ajudar a preservar espécies ameaçadas de extinção como o Veado Campeiro e o Lobo Guará, que vivem aqui no Pampa do Rio Grande do Sul.

A vinda do gado da Europa, a partir do século 17, ajudou a moldar a paisagem do Pampa. Os cientistas afirmam que se não fosse o gado, haveria mais floresta e menos campo no território gaúcho. No fim da década de 90, pesquisadores afirmavam que o "Pampa é uma das raras paisagens do Planeta em que a exploração humana se encontra em relativa harmonia com o ecossistema". Mas a situação vem mudando. A conservação do bioma está ameaçada em função das atividades agrícolas, como o plantio da soja.
As alterações climáticas também ameaçam a conservação da Biodiversidade no Pampa.
 
     
     
 
A Pousada  
Bioma Pampa  
Fale Conosco  
Acomodações  
Refeições  
Atividades  
Galeria de Imagens  
 
   
  18/10/2007
  Eventos
  Eventos na pousada  
     
     
     
 
  09/01/2008
  Pousada
 
  As cores do fim de tarde n ...  
 
     
     
     
 
 
 
Br 293 - Km 176, arroio Quebrachinho, 10km da cidade de Bagé - Rio Grande do Sul - Brasil
Fone: (53) 3242.0167 - 9972.2548 | © 2007 - ® All rights reserved